Quer expandir sua rede de franquias? Confira 5 dicas

O sistema de franquias no Brasil vem evoluindo e crescendo com excelentes expectativas. No entanto, expandir a sua rede franqueada requer alguns aspectos de gestão que vão além do gerenciamento de suas próprias unidades.

Nessa direção, o principal dentre esses aspectos é a estratégia a ser adotada para a expansão. A recomendação é a adoção do crescimento em espiral, no qual o crescimento é gradual, partindo de novas unidades a partir de regiões próximas a do franqueador (a sua própria). Essa tática facilita a gestão, a construção da experiência necessária e dá maior embasamento para a expansão geral.

Conheça 5 dicas que serão de grande auxílio para você expandir a rede de franquias de sua gestão.

1. Considere as expectativas de seus franqueados

Crie uma estratégia para ouvir os seus franqueados. É essencial desenvolver um canal permanente que permita conhecer as demandas que eles identificam no dia a dia, assim como as ideias que têm para oferecer.

Ao mesmo tempo, capacite sua equipe de visitas (consultores de campo) para resgatar essas ideias e demais ponderações dos franqueados. O desenvolvimento de uma relação de confiança nesses termos vai ser um excelente instrumento para sua gestão e para seus projetos de expansão.

2. Elabore o seu planejamento estratégico

Qualquer negócio pode se beneficiar de um planejamento estratégico. Em especial quando se trata de planejar a expansão de uma rede.

Desse modo, procure um profissional de sua equipe que esteja familiarizado ou contrate um especialista em planejamento estratégico. O seu plano de expansão estará muito mais próximo de sua realidade e suas chances de sucesso serão bem maiores.

3. Tenha um plano de marketing

Para que uma rede de franquias alcance sucesso e seja sustentável a médio prazo, é preciso que seja conhecida. Além de ficar conhecida, sua rede deve ser reconhecida como uma referência. Seus maiores valores diferenciais precisam aparecer para serem desejados.

Assim, a elaboração de um plano de marketing é a estratégia para se mostrar ao mercado. Lembre-se de incluir a participação de sua rede em feiras e eventos do segmento a fim de alcançar maior visibilidade.

4. Ofereça uma consultoria de campo

Forme uma equipe de consultores para atuar junto a seus franqueados. Esses consultores devem ser experientes no mercado de óculos, nas boas práticas de rede de franquias, em análises financeiras e retorno de investimentos, dentre outras experiências.

O suporte oferecido dessa forma aos seus franqueados consolida a relação e permite um diagnóstico mais adequado e preciso da rede. Isso será de grande valia como feedback para sua gestão visando a expansão da rede.

5. Incentive campanhas locais

De modo geral, as campanhas de marketing desenvolvidas por você e sua equipe tendem a ser mais genéricas e a adotar uma visão ampla para toda a rede. Por essa razão, você deve motivar os seus franqueados para que exercitem o marketing local de suas próprias unidades. Isso permite que a sua abordagem mais ampla encontre eco nas campanhas locais de seus franqueados e vice-versa.

Com essas dicas, você pode pensar em partir para o planejamento a fim de expandir a rede de franquias que administra.

Já teve experiência com expansão de rede de franquia? Conhece alguma outra dica com esse fim? Deixe aqui o seu comentário.

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