Qual é a melhor época para abrir uma franquia?

Dá para saber se um negócio será bem-sucedido ou não logo nos primeiros dias de operação. Para quem vai abrir uma franquia, é muito importante realizar um planejamento minucioso para que nada de errado aconteça no dia de inauguração.

Grande parte das franquias abertas anualmente são inauguradas no segundo semestre do ano. Abrir um negócio perto do Natal virou um costume do comércio brasileiro.

A razão é simples: por conta do aumento da demanda, muitos franqueados acreditam que começar a operar perto da data natalina pode ser uma boa oportunidade, pois nesse período acontece um aumento natural das vendas.

Mas antes de inaugurar sua unidade, é preciso prestar atenção em uma série de questões que influenciarão diretamente no sucesso de sua franquia. Começar com um atendimento ineficiente pode ser um fator decisivo para o fracasso de sua franchise, por exemplo.

A melhor data para abrir uma franquia

Mesmo que não haja uma regra precisa, abrir um negócio a partir do segundo semestre do ano é o mais recomendado pelos especialistas, pois nesse período o franqueado pegará diversas datas comemorativas, como o dia dos namorados, dos pais, das crianças, natal e ano novo.

Porém, é preciso entender qual é a sazonalidade de seu negócio. Por exemplo, alguns segmentos não são beneficiados com as datas comemorativas e, sim, com a chegada de algumas estações do ano, como as franquias de óticas, por exemplo.

A escolha da data para inaugurar sua franquia deve depender, primeiramente, do entendimento que o franqueado e seus colaboradores possuem sobre o modelo de negócio e suas atribuições. Abrir a franquia com problemas de infraestrutura ou falta do conhecimento total dos processos são erros que podem ser fatais.

Como inaugurar a unidade

Para não fazer feio no dia da inauguração, a dica é estrear a sua franquia em três etapas distintas:

Pré-inauguração

Abra a unidade por uma semana para amigos próximos e familiares dos seus colaboradores. Nesse momento é importante testar tudo: o atendimento, as instalações do seu negócio (principalmente a parte elétrica e hidráulica), o conhecimento dos colaboradores sobre suas funções etc.

É importante também analisar o preparo dos seus funcionários e especialmente o seu, lembrando que no dia da inauguração nada de errado pode acontecer!

Abertura

Agora que você se certificou que tudo está pronto, chegou a hora de abrir as portas da unidade para os clientes. Nessa fase, analise como é o atendimento prestado por seus colaboradores e como a unidade está lidando com a movimentação de clientes. Continue realizando testes por mais uma semana.

Dia da inauguração

Agora que tudo foi acertado, os pequenos erros corrigidos e os processos entendidos plenamente, chegou o dia de inaugurar a franquia. Faça toda a divulgação necessária e peça para que os amigos e familiares divulguem o seu negócio. Nesse momento sua unidade estará 100% pronta para funcionar e atender os clientes.

Definir a melhor época para abrir uma franquia vai depender do planejamento e do preparo dos funcionários, do franqueado e do local em si para atender os clientes.

Escolha uma data que tenha a ver com a sazonalidade do seu negócio. Abra sempre um mês antes de inaugurar a loja, especialmente se você estiver mirando nas vendas de datas comemorativas e nas estações quentes do ano. Bons negócios!

Deseja ter um negócio próprio, mas ainda tem dúvidas sobre qual o segmento seguir? Descubra 5 razões para investir em uma franquia ótica!

1 thought on “Qual é a melhor época para abrir uma franquia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *