Pensando em abrir uma franquia ótica? Confira 5 dicas para ter sucesso!

Não há como discutir: o franchising no Brasil tem apresentado resultados otimistas. Em plena expansão, o setor de franquias cresceu 8,8% no 3º trimestre de 2016 em relação ao mesmo período de 2015, segundo pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF). O índice obtido entre julho e setembro foi o maior do ano passado, atingindo a impressionante marca de 38,836 bilhões de faturamento.

Diante desses números expressivos, é fácil entender o motivo pelo qual o franchising tem conquistado cada vez mais os empreendedores, que querem investir em um negócio rentável e sólido. Alguns dos segmentos em alta, nesse contexto, são os da saúde e dos acessórios. Por isso, apostar em uma franquia ótica é a opção ideal para aqueles que buscam a chance de um negócio promissor.

Interessou-se pelo assunto e quer saber como ter sucesso na área? Acompanhe agora as nossas dicas.

1. Elabore um planejamento

O primeiro passo para obter sucesso no segmento de franquias óticas é realizar um planejamento bem estruturado, responsável por orientar cada etapa do investimento.

Fato é que esse setor tem uma demanda elevada, apresentando uma rentabilidade mais do que satisfatória. Entretanto, para não ter erros e conseguir obter os melhores resultados, é preciso fazer um plano adequado, abordando todos os aspectos que envolvem a abertura da franquia como: capital de giro, retorno do investimento, análise de mercado, entre outros.

2. Utilize os benefícios fornecidos pelo franqueador

O grande diferencial de uma franquia é o suporte oferecido pela marca. Com o intuito de que tudo saia conforme o planejado e que o franqueado consiga expandir o negócio, a franquia disponibiliza uma série de recursos — desde suporte técnico até treinamentos especializados e campanhas de marketing.

O principal objetivo é tornar o negócio exclusivo para os clientes e lucrativo para o franqueado, sendo oferecido, portanto todos os mecanismos necessários para que o proprietário obtenha êxito nessa tarefa.

3. Aposte em marcas renomadas de franquia ótica

Aqui está o grande segredo para ter sucesso no universo do franchising. Pesquise cuidadosamente as marcas de óticas disponíveis e descubra quais agradam mais o público e, claro, está mais concretizada na área, gerando um faturamento melhor.

Essa simples ação ajudará a escolher uma franquia que oferece um retorno maior e até mais rápido. Por isso, invista em marcas que são referência no segmento.

4. Aborde outros franqueados

Ao investir em uma franquia, muitos empreendedores buscam informações pertinentes sobre a marca, além dos pontos fortes e fracos do negócio.

Para ajudá-los com essa missão, o mais recomendado é conversar com outros franqueados sobre a experiência que tiveram com a marca em questão. Não tenha medo de abordar as dúvidas e receios em relação ao negócio.

Com certeza, com essa atitude será possível ter em mãos as informações necessárias para alavancar de vez a franquia e não cometer os mesmos erros de outros empreendedores.

Além do mais, se possível, vá pessoalmente até a loja e veja com os seus próprios olhos como está o andamento do negócio.

5. Trabalhe com afinco

Pode parecer óbvio, contudo muitos franqueados acreditam que o sucesso depende exclusivamente da marca e, por isso, não se dedicam ao trabalho. Esse pensamento é equivocado, pois a vitória também está diretamente relacionada ao empenho do proprietário.

Então, saiba de antemão que, ao investir em uma franquia ótica, é necessário ter total comprometimento com a loja e isso pode significar extensas jornadas de trabalho.

Pode apostar: seguindo as dicas citadas, o seu negócio terá destaque no mercado e, consequentemente obterá excelentes resultados.

Quer saber mais sobre o universo do franchising e os pontos em comum dos grandes negócios? Então, confira os 6 segredos por trás das franquias de sucesso no Brasil.

1 thought on “Pensando em abrir uma franquia ótica? Confira 5 dicas para ter sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *