Fique por dentro das oportunidades no mercado de franquias

Grande parte dos brasileiros tem o sonho de se tornar empresário e ser dono do próprio negócio. Durante a evolução na carreira, um passo para alcançar o sucesso profissional e o reconhecimento pode ser o empreendedorismo.

Se você está pensando em ganhar dinheiro com um negócio próprio, confira neste artigo as oportunidades no mercado de franquias que vão ajudá-lo a se tornar um empreendedor de sucesso. Saiba também como avaliar algumas características desse setor para tomar uma decisão mais certeira no seu investimento.

Conheça o mercado de franquias

Esse setor tem apresentado crescimento nos últimos anos, apesar do cenário econômico desafiador no Brasil. Um levantamento prévio da Associação Brasileira de Franchising (ABF) aponta que, em 2016, o faturamento do setor deve ter crescimento de 8% na comparação com 2015.

Isso significa que a receita desse mercado deve saltar de R$139,593 bilhões para cerca de R$150 bilhões. Para este ano, a associação espera que a receita cresça de 7% a 9% e que o número de empregos no setor aumente entre 2% e 3%.

Um dos segmentos que possui crescimento sustentável entre as franquias é o de óticas. Isso porque, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), um em cada quatro brasileiros precisa usar óculos ou lente de grau. Além disso, em um país com tanta exposição solar, precisamos de proteção nos olhos contra raios ultravioletas (UVA e UVB).

Avalie o produto

Além de observar o potencial do mercado, é fundamental avaliar o produto que irá trabalhar. Alimentos, por exemplo, contam com a desvantagem de serem perecíveis e terem diversos itens sazonais que dificultam a sustentabilidade do negócio.

Fazer parte de uma rede de franquias que tenha fabricação própria, com produtos de qualidade e que também trabalhe com outras marcas reconhecidas ajuda a aumentar o leque de ofertas para o cliente fechar mais negócios.

Calcule investimento e retorno

Ao abrir um negócio, o empresário não leva em consideração apenas o mercado e o produto, ele também analisa, claro, o retorno do investimento, já que dentro do objetivo de ser um empreendedor está a chance de aumentar a renda.

O formato de franquia, por ser um modelo testado e aprovado, é uma oportunidade mais segura. No caso das óticas, a monetização é rápida, o que permite atingir maior independência financeira.

Busque informações sobre treinamento

Outro diferencial no franchising é o treinamento oferecido aos franqueados. Além do conhecimento técnico para atuar no setor, são oferecidos consultoria de campo, apoio de marketing e capacitação constante.

Entre os conhecimentos passado da rede para o franqueado estão: consultoria na escolha do ponto, apoio na abertura da loja, gestão de estoque e logística, contratação de funcionários e atendimento ao cliente.

Todos os aspectos apresentados neste artigo ajudam na decisão de investimentos e na escolha entre as oportunidades no mercado de franquias. Ao conhecer melhor o setor e o negócio, fica mais fácil escolher a opção com mais chance de expansão e crescimento.

Ainda tem dúvidas sobre o segmento? Deixe um comentário aqui no post! Suas questões podem ser temas dos nossos próximos artigos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *