Franquia de ótica no Brasil: conheça as oportunidades do segmento!

Com a diminuição do poder aquisitivo do brasileiro e a consequente retração no consumo, muitos estabelecimentos no país têm fechado as portas.

Por outro lado, alguns setores estão encarando a situação com muita positividade e reinventando-se cada vez mais com a crise, como é o caso das franquias de ótica no Brasil.

Isso porque, em vez de recuarem, os empresários do setor de óticas têm se adaptado à realidade e investido em fabricação local a preços compatíveis. Outro fator que torna esse segmento atrativo é a rentabilidade do negócio e o suporte especializado fornecido pela matriz, que entrega um modelo pronto desde a expertise até a monetização.

Cortar gastos com vendas, marketing, além de receber estoque novo a cada semana são apenas algumas das vantagens em se tornar um franqueado.

Por causa de sua estrutura dinâmica, o mercado de franquias de ótica acaba sendo uma opção ideal para o empreendedor que procura crescimento financeiro e mais vendas.

Quer saber como o mercado de franquia de ótica no Brasil consegue vencer os desafios do dia a dia? Então confira o nosso post de hoje!

As oportunidades do segmento

Segundo pesquisas, cerca de 135 milhões de pessoas precisam utilizar óculos para corrigir problemas de visão o que significa uma baita oportunidade para o segmento.

Em plena crise de 2015, o mercado ótico cresceu 89%, conquistando o faturamento de 25 bilhões de reais ao final deste mesmo ano.

Segundo o Sindicato do Comércio de Material Óptico e Fotográfico do Distrito Federal, Sindióptica-DF, as franquias de óticas têm demonstrado alta rentabilidade, mesmo com redução nas margens de lucro.

Em 2016, O Mercadão de Óculos inaugurou 57 unidades ao longo do ano, com planos para apresentar um novo crescimento em 2017, com a abertura de mais 80 operações.

Isso mostra que o setor continua aquecido e apresentando mais oportunidades de investimento.

Vantagens de ser um franqueado de óticas

Para se ter uma ideia, só na cidade de São Paulo, 1/4 da população usa algum produto ou material para corrigir a visão.

Esse é o tamanho da oportunidade do segmento: cerca de 3 milhões de clientes em potencial apenas na capital paulistana, motivo mais do que suficiente para que o setor invista seus esforços na compra de redes regionais e conversão de lojas independentes em modelos de franquia — uma tendência e uma vantagem para franqueados.

Veja por que abrir uma franquia de óticas:

  • monetização rápida e independência financeira;
  • possibilidade de crescimento ao ano em torno de 20%;
  • modelo de negócio rentável e seguro, com custos reduzidos;
  • estoque variado, marcas independentes, próprias e sazonais;
  • possibilidade de trabalhar com um modelo de negócios já estabelecido no mercado, com aceitação do público e com forte demanda;
  • modelos sofisticados, nacionais e importados, além de formatos e cores diversas.

Além disso, atualmente os óculos são vistos não só como uma necessidade, mas também como acessórios de moda.

É comum, nos dias de hoje, vermos pessoas com mais de um modelo na bolsa, sendo utilizados tanto para combinar com as roupas que estão vestindo, quanto para se adequar a situações e ambientes variados.

Essa nova visão sobre os óculos, atrelada ao crescimento do poder aquisitivo brasileiro, representa um crescimento de demanda que só favorece o setor.

Tendências do setor

As franquias óticas têm demonstrado superação e inovação. Isso porque os estabelecimentos perceberam que uma postura passiva em relação ao cliente não traria mais vendas.

Assim, resolveram ir até seu público antes da consulta com o oftalmologista, anunciando nas vitrines opções cheias de estilo e apropriadas para cada ocasião, por um ticket médio menor (entre 100 e 500 reais).

Hoje em dia, é possível também marcar check-up de revisão do seu grau na própria loja e escolher seus óculos, aumentando as chances de venda.

E com o aumento da necessidade e do reconhecimento do óculos como um item fashion, a tendência é que o setor continue crescendo, a medida que a demanda for aumentando.

Estatísticas do segmento

O setor, como já mencionamos, não para de crescer ao longo dos anos.

Para quem está pensando em investir em uma franquia no ramo ótico, confira a seguir 8 estatísticas do mercado brasileiro de acordo com uma pesquisa recente realizada pela GS&MD:

1. Mais vendidos

Os produtos que têm a maior demanda são as armações de óculos, lentes de contato, lentes de óculos e acessórios.

2. Características mais importantes

Para os consumidores, as características mais importantes no momento de escolher uma loja ideal são: ambientação, vitrine, variedade de produtos e serviços oferecidos.

3. Regiões com maior demanda

No Brasil, as regiões que mais procuram por produtos de ótica são: Sudeste (47,7%), Nordeste (24,8%), Centro-Oeste (7,7%) e Norte (4,1%).

4. Qualidade esperada

Os clientes estão mais informatizados e, por isso, a demanda por produtos de qualidade cresceu. Os óculos devem apresentar qualidade de visão, nitidez e de acessórios.

5. Classe consumidora

As classes B e C são as maiores consumidoras do mercado ótico brasileiro, representando um total de 86% de participação.

A concentração de vendas fica na região Sudeste, que representa um total de 58,02% dos compradores das classes citadas.

6. Homens x mulheres

De acordo com dados da pesquisa, 67% dos homens e 59% das mulheres utilizam armações de receituário. Para as armações de óculos solares, a porcentagem ficou em 67% para os homens e 65% para as mulheres.

7. Prioridades de quem usa óculos

Para os entrevistados, as maiores prioridades para quem procura armações de receituário são: necessidade, leitura, trabalho e moda.

8. Preferência para as lojas de rua

De acordo com a entrevista, os consumidores dizerem preferir comprar em lojas de rua. Em segundo lugar aparece as lojas de shopping, seguida por quiosques, camelôs, clínicas, lojas de departamento e internet.

Escolhendo sua franquia

Antes de escolher a sua franquia, é preciso pesquisar bastante e verificar quais são as melhores opções para o seu perfil.

Ao optar por uma franquia de ótica, leve em consideração 4 fatores:

  • pesquisa sobre as opções do mercado;
  • possibilidades de ganho x tempo;
  • suporte oferecido ao franqueado;
  • margens e projeções.

O acesso aos dados acima pode ser disponibilizado em um bate papo rápido com consultores da matriz. Lembre-se de anotar suas perguntas e respostas, afinal, essa é uma decisão que vai mudar o rumo dos seus negócios e precisa ser tomada de maneira consciente.

É fato que as armações óticas passaram a ser um verdadeiro acessório de moda para todas as tribos e classes sociais. Trabalhar nesse setor requer do franqueado mente aberta para lidar com pessoas de todas as idades e estilos

Se você está se perguntando sobre o grau de conhecimento técnico para abrir sua própria franquia de ótica no Brasil, saiba que 90% dos nossos parceiros nunca pensaram em atuar no ramo. Com margem bruta equivalente a 300% e laboratório próprio, já somos mais de 137 franqueados por todo o Brasil!

Pronto para abrir a sua franquia? Ainda tem dúvidas sobre esse modelo de negócio? Deixe seu comentário aqui no blog e conte para nós!

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