5 dicas para elaborar o plano de negócios para franquia perfeito

Saber como fazer seu plano de negócios para franquias é indispensável para minimizar o risco de erros

Alguns empreendedores iniciantes acreditam que, devido ao fato de o modelo de franquia ser pronto, não há necessidade de se elaborar um plano de negócios para franquias. Tal premissa não é verdadeira e pode fazer com que o empresário se depare com situações que não foram previstas, podendo até perder o investimento aplicado no negócio.

Afinal, no universo empresarial, seja qual for o seu tipo de negócio, a melhor maneira de minimizar os riscos é analisar e organizar todos os pontos por meio de um planejamento bem-feito.

No entanto, como essa é uma ação importante e, em alguns casos, difícil de ser realizada, preparamos este post. Então, se você quer saber como criar um plano de negócios para franquias, leia nossas dicas e aprenda agora mesmo!

1. Conheça seus clientes

O primeiro passo para se ter um plano de negócios perfeito é conhecer o público da franquia escolhida, uma vez que uma definição de público adequada ajudará você a pensar melhor nos objetivos comerciais e de marketing do seu negócio.

Assim, busque selecionar e conhecer bem o seu público-alvo, ou seja, aquele consumidor ideal de sua franquia, que consumirá bem e se tornará um cliente fiel. Para isso, trace o seu perfil, contendo algumas informações importantes:

  • faixa etária;
  • sexo;
  • preferências;
  • renda média mensal.

Entenda que, sem conhecer a necessidade do seu cliente, você não saberá responder como a franquia o satisfará. Mais do que isso, ao compreendê-lo melhor, suas chances de aceitação do produto e de preço são maiores, pois você conseguirá traçar estratégias capazes de convencê-lo sobre a real necessidade do seu produto.

Ademais, por mais que você esteja apostando em um formato de negócio já sedimentado no mercado, nosso país é muito grande e culturalmente diversificado. Como cada localidade possui suas peculiaridades, você precisa conhecer bem a sociedade em que implantará sua franquia.

É importante ressaltar que o seu consumidor ideal pode se alterar ao longo do tempo, ou seja, a franquia pode focar suas atuações em um novo nicho. Por isso, para alcançar bons resultados, faça essa análise de maneira constante.

2. Organize as informações

Mesmo já sabendo em qual franquia atuará, é necessário validar o potencial da sua escolha. Assim, trabalhando com o modelo de plano de negócios Canvas, você terá um panorama de todo o projeto. Já que, por meio da organização das informações sobre sua franquia, o plano de negócios será naturalmente estruturado.

O modelo de plano de negócios Canvas é bem simples de construir. Dividindo-o em nove blocos dinâmicos, você poderá analisar os métodos de forma geral e alterar as informações de acordo com o desenvolvimento do plano de forma prática.

Os pontos a serem definidos no modelo de plano de negócios para franquias são:

  • segmento de clientes;
  • proposta de valor;
  • canais;
  • relacionamento com cliente;
  • atividades chave;
  • parcerias chave;
  • estrutura de custos;
  • recursos principais;
  • fontes de receita.

Agora que você possui todas as informações sobre a franquia organizada de forma visual, as fraquezas e as forças ficam mais claras, e as chances de conquistar uma franquia de sucesso são maiores.

3. Analise a concorrência

A análise da concorrência é uma das ações mais importantes para o sucesso de um negócio. Antes mesmo de escolher a sua franquia, comece a observar o mercado local e como seus concorrentes têm se saído.

Essa pesquisa de mercado deve ser constante e não apenas ao criar o plano de negócio da franquia. Afinal, conhecer seus concorrentes diretos e indiretos é essencial para traçar o seu próprio plano de atuação.

Desse modo, observe não apenas os êxitos da concorrência: tenha atenção ao que eles têm falhado e se esforce para não cometer os mesmos erros. Visite tais estabelecimentos e perceba os detalhes de seu funcionamento, como atendimento, produto, preço e condições de pagamento.

Em resumo, não descuide de sua concorrência, pois uma análise precisa e bem realizada poderá lhe mostrar se vale a pena embarcar no segmento escolhido, além de ajudar você a direcionar suas estratégias para o sucesso do negócio.

Além de analisar os concorrentes existentes, você deve avaliar o mercado por meio de uma perspectiva a longo prazo, pois poderá surgir uma concorrência oferecendo uma solução mais inovadora ou, então, as tendências para o mercado de franquias podem apontar para outro caminho.

4. Defina o ponto comercial

A escolha do local faz parte do plano de negócio para uma franquia de sucesso. Imagine escolher um lugar que não atende ao perfil do seu público, ou que é de difícil acesso! Por isso, tenha cuidado ao escolher seu ponto comercial.

Desse modo, ao definir onde a sua unidade será instalada, tenha atenção a questões como:

  • visibilidade do ponto;
  • acessibilidade;
  • tamanho adequado;
  • presença de concorrentes no entorno;
  • valor do aluguel e da infraestrutura;
  • fluxo de pessoas no local.

Encontrar o ponto ideal é preponderante para o seu sucesso. Muitas franquias não conseguem se sair bem em razão de falhas de definição do local em que foram instaladas. De outro modo, esse é um erro que pode ser facilmente evitado se o empreendedor souber pesquisar e tiver a cautela necessária ao realizar tal escolha.

Portanto, faça uma pesquisa minuciosa de todas as opções disponíveis e analise todos os aspectos positivos e negativos com atenção. Caso sinta necessidade, busque o suporte da franquia e tome uma decisão segura e sem medo de errar.

A definição do ponto faz parte do item “Canal” do seu modelo de plano de negócio. Podemos notar, com isso, que tudo está interligado e, caso um ponto seja insatisfatório, todo o plano pode fracassar.

5. Lembre-se: o planejamento é constante

Apostar em uma marca que já está estabelecida no mercado minimiza os riscos e aumenta as chances de retorno a curto prazo sobre o investimento. Identifique o perfil do franqueador para saber se ele está alinhado com o que espera.

A franquia dará suporte a você para desenvolver seu negócio, por já possuir alguns padrões e o prévio conhecimento do mercado. Apesar disso, planejar ainda é essencial, pois é necessário manter o negócio competitivo e sustentável.

Além de realizar esse prévio plano de ação, é importante adequá-lo às mudanças no mercado e no comportamento de sua clientela. Entenda que um planejamento não pode ser imutável — ele deve evoluir na medida em que o seu negócio sentir necessidade.

É por isso que se diz que um empreendedor de sucesso é aquele que investe em franquias em busca de mais segurança, mas que também atua como um verdadeiro empresário, buscando inovar e aperfeiçoar os processos em sua unidade, sem perder o padrão de qualidade da marca.

Agora que aprendeu tudo isso, comece a elaborar o seu plano de negócios para franquias e garanta o sucesso do seu empreendimento. Com todas as informações trazidas no post de hoje, você já pode iniciar suas atividades em um grande empreendimento.

Aproveite a oportunidade e saiba como ser um franqueado Mercadão dos Óculos. Preencha o nosso cadastro e descubra as vantagens de fazer parte dessa grande rede de franquias!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *