Conheça as tendências do mercado de franquias para os próximos anos

A busca por empreender cresceu nos últimos anos, especialmente pelo desejo de obter independência financeira e também para driblar o aumento do desemprego. Nesse cenário, as franquias geram bastante interesse, já que se trata de um formato testado, seguro e com muitos cases de sucesso. 

Para aumentar as possibilidades de êxito, é preciso ficar atento às novidades e, dessa forma, se alinhar ao cumprimento das demandas comerciais mais carentes de investimento. Por isso, listamos abaixo as tendências do mercado de franquias para os próximos anos. Não perca tempo e confira o conteúdo que preparamos para você!

Modelos enxutos de franquias

Na busca por vencer o desafio de expandir as lojas da rede e graças ao surgimento de empreendedores com menor poder de investimento, muitas organizações começaram a oferecer modelos mais enxutos.

Assim, é possível utilizar menores espaços físicos para oferecer os produtos do empreendimento, gerando menos custos operacionais e a possibilidade de mais pessoas fazerem parte do grupo de franqueados.

Nesse tipo de situação, é comum ver algumas franquias optarem por balcões de vendas em vez de uma loja com grande espaço físico, especialmente em centro comerciais. Podemos citar alguns setores que adotam essa estratégia, como alimentação, venda de roupas e lojas de acessórios.

Maior direcionamento para um público específico

Em vez de atacar em várias frentes e oferecer produtos diversificados para atrair um grande público, as franquias priorizam cada vez mais um determinado tipo de consumidor.

Nesse formato, é possível oferecer soluções mais personalizadas e suprir uma carência por serviços que tragam resultados mais próximos das expectativas dos clientes.

Dentre os exemplos, é possível citar mercados voltados para pets, pessoas de terceira idade, mães e público infantil.

Distância dos grandes centros

O aumento de investimentos em franquias gera também o crescimento da concorrência entre os possíveis franqueados para operarem em determinados centros urbanos. Seja pelo número limite de estabelecimentos da mesma rede ou em virtude de redes concorrentes, isso faz com que outras estratégias de localização sejam buscadas.

Para se tornarem uma alternativa nesses casos, muitas empresas focam na interiorização do mercado, pois essa é uma possibilidade que resolve outro desafio: a expansão da marca em um sistema regional.

Essa é uma ótima solução, pois é possível gerar custos operacionais menores — como o valor do aluguel — e atingir um público mais carente do serviço ofertado.

Economia Cultural

A cultura faz parte da vida de todos os cidadãos, então é normal que muitos empreendedores vejam nela uma forma de investir e obter bons lucros.

Muitas organizações da área cultural estão cientes de que essa é uma das grandes tendências do mercado de franquias e, por esse motivo, é notório que várias delas optam por abrir unidades da sua rede.

Podemos citar lojas e escolas de música, academias de dança e galerias de arte como alguns dos negócios que expandem suas operações e se apresentam como excelentes oportunidades para novos investidores.

Gostou de conhecer as principais tendências do mercado de franquias? Então confira o nosso post sobre 5 razões para investir no ramo de óticas!

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