Como funciona o marketing em franquias?

O marketing é um fator decisivo para o sucesso de uma empresa. Desenvolver essa abordagem em um negócio é definir o seu posicionamento no mercado, determinando:

  • o que será vendido; 
  • qual é o seu público;
  • o preço que será praticado;
  • onde acontecerá a venda.

A partir dessas escolhas, o empresário já pode começar um plano de comunicação — ou a propaganda.

Fazer anúncios e construir uma marca não é barato. Afinal, apostar em mídias que atingem grandes públicos exige um investimento pesado e, muitas vezes, inacessível para iniciativas menores. É nessa hora que surge uma das grandes vantagens de se fazer parte de uma rede: o marketing em franquias pode ser mais barato e poderoso do que o de uma pequena empresa.

Quer ficar por dentro dessa estratégia no setor do franchising? Então confira o post de hoje!

Fundo de propaganda

O fundo de propaganda é o que torna o marketing em franquias um grande diferencial. Com uma pequena contribuição de cada franqueado, é possível obter poder de barganha para a compra de grandes mídias e negociar melhores espaços para a marca.

Normalmente, esse valor é calculado como uma porcentagem do faturamento da unidade franqueada. Uma outra forma de realizar essa cobrança é por meio de uma taxa a cada compra do franqueado junto à franqueadora. 

Investimento

Assim que o fundo de propaganda atinge um volume interessante, é preciso investi-lo de forma inteligente. Normalmente, o franqueador conta com a ajuda de empresas especializadas que auxiliam em elaboração de campanhas e compra de mídia.

O investimento pode — e deve — ser acompanhado de perto pelo franqueado e é tarefa do franqueador ser transparente em relação ao destino da verba. O feedback da rede também é muito importante para que os resultados sejam avaliados, possibilitando o cálculo do retorno da ação.

Trabalho em equipe

O esforço do marketing em franquias não é só da franqueadora. Por meio do fundo de propaganda, a marca ganhará visibilidade e impactará um grande número de consumidores. Para levar o cliente para dentro da loja, entretanto, também é necessário um esforço local da unidade.

Ações com a base de consumidores e em pequenas mídias da cidade — ou do bairro — potencializam os maiores investimentos e trazem mais vendas. Claro que essa comunicação deve estar alinhada à proposta maior em divulgação. Dessa forma, a mensagem é multiplicada e o esforço para atração do potencial cliente é menor.

Segurança

Fazer parte de um grupo de empresas que têm os mesmos objetivos traz mais segurança para a operação e viabiliza uma série de oportunidades que seriam inimagináveis em um pequeno negócio local.

Trabalhar com uma marca conhecida pelo público também é mais fácil do que iniciar uma companhia do zero. Lembre-se de que contar com um apoio para pensar em novas estratégias de marketing em franquias e publicidade é fundamental para dar o primeiro passo no empreendedorismo.

Se você quer fazer parte de uma rede e começar o seu primeiro negócio, entre em contato conosco! 

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