9 segredos por trás das franquias de sucesso no Brasil

O franchising está ganhando cada vez mais espaço entre os empreendedores brasileiros. Isso porque, mesmo enfrentando a crise, o setor não para de crescer. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, o segmento cresceu 8,3% em 2015.

E, para explicar esse fenômeno, basta analisar as franquias de sucesso e perceber o que há de comum entre as marcas mais bem-sucedidas do país. Mesmo que não seja uma receita garantida para o sucesso, as franquias apresentam algumas vantagens em relação a outros modelos de negócio.

Contudo, para o empreendedor que está prestes a abrir uma unidade, é importante saber o que leva essas franquias ao topo. Afinal, se não há uma receita definitiva, os caminhos traçados por quem já chegou lá são uma ótima forma de se guiar.

Por isso, separamos neste post os 9 maiores segredos por trás das franquias de sucesso no Brasil. Confira só:

1. Escolha baseada no perfil do empreendedor

Trabalhar com o que se gosta e em uma área que se tem conhecimento é um dos maiores segredos do sucesso no mundo do franchising. É até difícil encontrar um franqueado operando em uma área com que não tenha afinidade, já que isso pode resultar em insatisfação.

Quando fazemos algo de que gostamos, fica muito mais fácil oferecer qualidade e atender bem as necessidades do cliente. Entretanto, já existem sistemas de franquias que auxiliam o parceiro a entender melhor a rede e podem ajudá-lo a trabalhar no segmento da maneira simples.

Essas são duas peças indispensáveis para que seu negócio atinja o sucesso que deseja. Unir seus conhecimentos na área de que gosta reduzirá o tempo que a operação comercial levará para atingir um bom patamar de faturamento e se tornar uma das franquias de sucesso no mercado.

2. Apoio do franqueador no planejamento e administração do negócio

Uma das vantagens da franquia é o apoio fornecido pela empresa franqueadora em relação ao controle de gastos e a gestão da unidade de forma geral.

Assim, o franqueado recebe todo o suporte necessário para criar um fluxo de caixa efetivo, além de práticas para controlar os gastos e dicas para otimizar os processos.

Contudo, o controle dos gastos não deve afetar a qualidade dos serviços. A otimização dos investimentos é para que exista a possibilidade de empregar em marketing ou publicidade, portanto são processos ligados ao retorno de investimento.

3. Oferecem um atendimento de qualidade

O atendimento de qualidade é outro dos diferenciais mais apreciados pelos consumidores — e muitas franquias acabam perdendo o foco nessa área. Por causa disso, seus clientes acabam conhecendo a concorrência.

Então, se você compra uma franquia, saiba que os clientes já conhecem o seu produto. Sua unidade precisará de um atendimento excepcional, afinal, dentre opções parecidas o freguês escolheu a sua. Assim, os franqueados de rede vão se diferenciar um dos outros.

Faça o teste: visite algumas unidades das franquias de sucesso e veja como será o atendimento.

4. Têm uma boa reputação no mercado

A grande diferença das franquias — e uma de suas principais vantagens — é a sua reputação e a posição perante o mercado e seu público-alvo.

Diferente de criar um negócio do zero, as franquias de sucesso carregam consigo a reputação e autoridade de suas marcas. E, a partir da padronização dos processos, o franqueado poderá reproduzir o mesmo sucesso em sua unidade.

Por isso, ao escolher uma franquia, avalie sua relevância e pesquise sobre sua imagem — assim você saberá a quantas anda sua reputação. Além disso, conhecer um pouco das experiências negativas dos consumidores com a marca pode ser uma boa saída. Sites como o Reclame Aqui podem ajudar você nisso.

5. Proporcionam experiências únicas para os clientes

É preciso oferecer diferenciais para se destacar da concorrência e, assim, atrair mais clientes para o negócio.

Por isso, todas as franquias de sucesso oferecem experiências únicas para seus clientes — seja por meio de um atendimento personalizado, produtos que solucionam problemas específicos, preços flexíveis etc.

Seja como for, é essencial solucionar os problemas dos consumidores. Lembre-se: as franquias de sucesso, hoje em dia, não vendem apenas produtos ou serviços, mas soluções para as demandas e as preferências da clientela.

6. Estão bem localizadas

A localização de uma franquia também é determinante para seu sucesso. Não por coincidência, as maiores franquias estão nos melhores pontos comerciais da cidade: basta dar uma olhada no shopping para comprovar esse fato.

Portanto, ao abrir uma franquia, o franqueado contará com indicações da própria franqueadora sobre os melhores pontos para abrir sua unidade. Geralmente, locais com grande fluxo de pessoas e mais próximos a outros estabelecimentos.

Se o local não for dentro de um shopping, mas sim uma loja externa, pense a respeito da grande movimentação de automóveis na localidade.

7. As lojas estão sempre abastecidas

É preciso realizar a cobertura de estoque considerando os itens que mais giram na loja, a fim de não deixá-los faltar para seus compradores. Isso não pode ocorrer de forma alguma! Afinal, se o cliente visita o estabelecimento e não encontra o que procura, ele busca na concorrência.

E os fornecedores, nesse caso, precisam ser bons quanto aos prazos estabelecidos com você e com a logística de entrega, sempre atentos ao esquema de reposição.

8. Os empreendedores são participativos

Um empreendedor de sucesso precisa participar do negócio desde o processo de abertura do estabelecimento até depois da inauguração. E seu líder precisa ser ativo, para que seus colaboradores o enxerguem como alguém que tudo faz acontecer.

9. Os ambientes são especiais

Por fim, os modelos de franquias de sucesso possuem desde equipamentos de qualidade a um mobiliário moderno e bem característico.

Os balcões de atendimentos são amplos, expositores são bem iluminados e a decoração está de acordo com o estilo da franquia. Tudo estudado para que o ambiente contribua na melhor experiência do cliente.

Lembre-se de que o franchising é um modelo em expansão. Então, sabendo aplicar esses conselhos, fica mais fácil atingir o sucesso por mais tempo. Seu nível de empreendedorismo e liderança também é o responsável para se destacar entre as franquias. Pense nisso!

Enfim, agora que você já sabe os 9 maiores segredos por trás das franquias de sucesso, chegou a hora dar o próximo passo: seja um franqueado Mercadão dos Óculos!

Se você ainda tem alguma dúvida ou sugestão, deixe o seu comentário aqui no post!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *